6.25.2017

Em passeio | Roma (parte II)



Hoje trago-vos mais um vídeo da minha viagem a Roma! Tal como o primeiro, este é um pequeno vídeo, no formato de "document your life", criado para partilhar a minha experiência com vocês. Não é um vlog porque confesso que não me sinto muito à vontade com eles e não os acho muito práticos de gravar em viagem. Tal como na parte I, adiciono também aqui ao post uma secção com os destaques do dia, isto é, fotografias e informações sobre os monumentos/atracções que mais gostei de visitar. Espero que gostem de ambos.





A praça de São Pedro foi desenhada por Bernini no séc. XVII e a sua colunata semi-circular repleta de estátuas é realmente impressionante. Nós chegamos bastante cedo e a praça estava praticamente vazia, o que nos permitiu apreciar com calma a praça oval e a vista para a Basílica. Subimos também à cúpula da Basílica e a vista para a praça é maravilhosa. A subida não é muito fácil...não tanto pelos degraus (apesar de serem muitos) mas sim pelo caminho ser bastante estreito, inclinado e um pouco claustrofóbico em certos locais. Tal como a maioria das praças em Roma, também esta tem um obelisco e fontes.


Se a basílica já é impressionante por fora, então por dentro é arrebatadora. De facto, foi o monumento que mais adorei conhecer durante a minha visita a Roma. É linda, linda, linda! Não sou religiosa; o meu amor pela basílica deve-se inteiramente à sua arquitectura e arte. Adorei as suas cúpulas, as várias estátuas, as suas cores e luz. No entanto, o destaque vai para o baldaquino de Bernini que é espectacular e imponente (tem quase 30 metros de altura!). A Pietá é talvez o elemento mais decepcionante da Basílica já que é uma estátua pequena e tem de ser vista à distância.


Gostei muito de visitar os Museus Vaticanos e, apesar de ter passado quase 3 horas lá dentro, soube a pouco. Gostava de ter visitado cada uma das suas salas e museus com mais calma mas infelizmente o museu estava a abarrotar e eu começo a sentir-se ansiosa quando estou rodeada por muita gente. Felizmente, tinhamos comprado bilhetes com antecedência na internet e, pelo menos, não ficamos nenhum tempo na fila.
Adorei a Galeria dos Candelabros e a Galeria dos Mapas (fotografia meio esquerda), ambas com tectos lindíssimos, e a secção grega/romana com as suas estátuas maravilhosas. As salas de Rafael (fotografia meio direita) foram também uma agradável surpresa e confesso que a Capela Sistina me desiludiu (fotografias em baixo). Não que tenha desgostado da Capela, mas estava à espera de algo mais magnífico (achei os afrescos da igreja de Loyola mais impressionantes [ver aqui]). Também não ajudou muito a confusão que estava na Capela :)


NOTA: Cheguei à conclusão que não tirei muitas fotografias neste dia :P Um dos destaques do dia foi também a igreja Santa Maria del Popolo mas, infelizmente, não tenho nenhuma fotografia. É uma igreja que abriga diversas obras de arte de diversos artistas como Rafael, Bernini, Pinturicchio, Caravaggio, etc.. Tem também a Capela Chigi que está em destaque no livro Anjos e demónios do Dan Brown.




Espero que tenham gostado do vídeo e do post.
A próxima parte será mais focada na Roma Antiga.




Enviar um comentário

Latest Instagrams

© Sede de Infinito. Design by FCD.