5.30.2017

#Historiquices | Rainha Victória


Tal como ando a tentar colocar em dia as opiniões dos livros em atraso, pretendo também colocar em dia as opiniões dos filmes e séries de TV que tenho visto para o projecto #historiquices da Elisa do A miúda geek. Hoje venho falar-vos do filme Mrs. Brown, que se foca na relação entre a rainha e o seu guarda escocês Mr. Brown, e do documentário Queen Victoria's children.

Sua majestade, Mrs. Brown é um filme de 1997 que se foca no período, após a morte do Príncipe Alberto, em que a Rainha Victoria se encontra profundamente deprimida e reclusa. É John Brown, o antigo criado escocês do príncipe, que vai acabar por conseguir ajudar a monarca a lidar com o luto e trazê-la de volta à vida. No entanto, esta proximidade entre os dois acaba por gerar polémica.
Apesar de não ter adorado o filme, achei-o bastante sólido graças sobretudo às fantásticas interpretações de Judi Dench e Bill Connoly, e aos bons valores de produção (fotografia, guarda-roupa, música, cenários). O filme retrata a relação entre os dois como uma de cumplicidade e amizade e não bem como uma romântica, algo que apreciei bastante. Apresenta também uma visão relativamente simpatética de ambas as personagens históricas. Apesar de conseguirmos perceber que ambos tinham carácteres bastante fortes e vincadas, acho que podiam ter explorado melhor as suas personalidades e o impacto da sua relação na família real. De qualquer modo, é um bom filme que recomendo especialmente aos fãs de filmes de época/históricos.


Para o projecto achei que seria interessante ver também um documentário e acabei por escolher este porque se foca na relação entre a Rainha Victoria e os seus nove filhos, um tema sobre o qual sabia muito pouco. Este é um documentário de 2013 da BBC Two que está dividido em 3 episódios de 1 hora cada. O primeiro episódio foca-se na complexa relação entre a rainha Victoria, príncipe Alberto e a família em geral; o segundo foca-se na vida das princesas e a sua relação com a rainha; o terceiro foca-se na vida dos príncipes e a sua relação com a rainha, que foi sempre assombrada pela visão pura que esta tinha do príncipe Alberto. A maioria da informação do documentário é fornecida através de entrevistas a historiadores ou através de leitura de cartas trocadas entre Victoria e a sua prole.
Achei extremamente interessante saber que a Rainha Victoria era uma mulher com uma personalidade muito forte que adorava o seu marido mas que nunca gostou muito de estar grávida e de cuidar dos seus filhos. Era também extremamente controladora, algo que teve um impacto muito forte no crescimento e escolhas dos seus filhos, todos eles também figuras históricas muito interessantes (principalmente as princesas que acabaram por ser figuras com uma mentalidade muito avançada para a época). 
Achei o documentário extremamente fascinante, apesar de admitir que se torna um pouquinho repetitivo nalgumas partes. Recomendo para quem tem interesse na monarquia inglesa ou quer conhecer melhor uma das monarcas mais marcantes da História mundial.



Já leram algum destes filmes? Que outros me recomendam sobre esta monarca? 
Já vi o Young Victoria e estou a contar ver a série.

Conto trazer em breve outras opiniões que tenho atrasada do #historiquices.

Enviar um comentário

Latest Instagrams

© Sede de Infinito. Design by FCD.