Desafios e projectos literários 2017

17:55

Para começar o ano com uma nota positiva resolvi vir partilhar convosco os meus desafios literários para 2017. A maioria deles são desafios que tinha estipulado para 2016 mas que acabei por não cumprir na totalidade. Como sou teimosa, volto a tentar ;)

DESAFIOS
Eu adoro livros grandes e, geralmente, a maioria deles são leituras que valem a pena. Nos últimos tempos, tenho-os evitado por falta de tempo mas este ano não os quero deixar escapar. Dois dos que planeio ler são Guerra e Paz e Dune.
Quem me conhece sabe que adoro clássicos e que estes contituem a maioria das minhas leituras. Portanto, claro que quero continuar a ler pelo menos um clássico por mês. A Inquilina de Wildfell Hall, Inverno do nosso descontentamento e Cranford são alguns dos que estão na minha lista.
Este é um dos desafios que transita do ano passado. Apesar de ter falhado redondamente em 2016, quero ver se é desta que leio mais contos uma vez que tenho várias colectâneas que me interessam muito cá por casa.



PROJECTOS
Claro que ao longo do ano vão surgir vários projectos , promovidos por várias pessoas, nos quais planeio participar (ex: Marauders, Clube dos Clássicos Vivos) mas por enquanto há dois projectos nos quais quero participar a sério durante o ano todo. 

Um deles é organizado por mim e pela Chris (@Diário da Chris) e mistura livros, filmes e séries de TV. Este chama-se Meeting Austen e tem como objectivo ler todos os livros de Jane Austen e ver algumas das suas adaptações para filmes e séries. No final de cada leitura (2 em 2 meses) vamos gravar um podcast com as nossas opiniões para o Serão no Sofá. Em breve, irei escrever um post totalmente dedicado a este desafio e com mais informações. Quem se quiser juntar a nós, esteja à vontade. O primeiro livro é o Orgulho e Preconceito.


O outro é organizado pela Elisa (@A miúda Geek) e chama-se Historiquices. Este visa combinar datas históricas com leituras e visionamento de filmes, séries ou documentários sobre uma determinada personagem feminina histórica. O meu objectivo é usar os livros que tiver na estante quando eles forem adequados; nos outros meses planeio ver um filme ou documentário relacionado com o tema. Janeiro vai ser dedicado a Inês de Castro e, uma vez que não tenho nenhum livro sobre ela, vou optar por ver um documentário.



 E vocês?  Quais os vossos desafios literários para 2017?
Que sugerem?

Sugestões

4 comentários

  1. Obrigada pelo carinho e menção e estou ansiosa para falarmos de tudo o que irás ler e ver para o projeto #historiquices.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada :) Faço-o com o maior prazer! Sim, entusiasmada com o projecto. Bjs

      Eliminar
  2. Gostei muito doa desafios e espero que os consigas cumprir todos..
    Também quero este ano continuar com o meu desafio dos clássicos, e estou super entusiasmada com o nosso projecto Meeting Austen!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou motivada..pelo menos agora no início :P
      E estou super entusiasmada com o nosso projecto..já vou quase a meio do livro!
      Bjs

      Eliminar