1.07.2017

Balanço das maratonas #mlfusao e #christmasreadingparty


No passado mês de Dezembro participei em duas maratonas que ocorreram quase simultaneamente e aqui estou eu para fazer o balanço das minhas leituras.

A minha TBR para as maratonas #mlfusao e #christmasreadingparty era a mesma e era constituída por 3 livros:
  • Oblomov de Goncharov;
  • Matilda de Roald Dahl;
  • The House of Special Purpose de John Boyne;
Cada maratona teve cerca de 15 dias de duração e eu consegui ler 2 dos 3 livros estabelecidos. Não foi totalmente um sucesso mas tendo em conta que no ano de 2016 li um total de cerca de 20 livros, ter lido 2 livros numa quinzena foi bastante aceitável para mim. Aqui fica a minha breve opinião de cada um dos livros que li:


Matilda, Roal Dahl: já conhecia a história deste livro pois já tinha visto o filme quando dava na televisão e esta é realmente uma adaptação fiel. É um livro infantil ternurento e que conquista sobretudo por ter uma protagonista amante de livros. É um livro um pouco exagerado na caracterização negativa dos pais e directora da escola mas desculpa-se pois é um livro para crianças e consegue chamar a atenção para a importância da educação na escola e no seio familiar. Confesso que por vezes a Matilda me irritou um pouquito mas realmente os pais dela também eram demais :P 

O pai de Matilda Wormwood é um vigarista malvado e velhaco. E a mãe dela não passa de uma idiota. Os dois pensam que Matilda é uma maçadora que devia ver mais televisão e ler menos livros! Mas a menina Honey, a adorável professora de Matilda, considera-a um génio. Matilda tem alguns truques escondidos na manga, por isso, é melhor que estes pais horrorosos e a diretora da escola, mais horrorosa ainda, tenham cuidado.
 Classificação: ★★★

The House of special purpose, John Boyne: Tenho de confessar que este livro me desiludiu um pouco. Estava à espera de um livro mais de ficção histórica, especialmente focada no reinado dos Romanov, e este acabou por ser mais um livro de drama romântico. Não desgostei do livro pois acabou por ser uma leitura fácil, acessível e que me entreteve mas também acabou por não me marcar. Na minha opinião, a premissa base e alguns acontecimentos que ocorrem ao longo do livro deveriam ter sido um pouco mais credíveis, especialmente aqueles ligados aos eventos históricos, e o suposto twist da história é bastante previsível. Apesar de existirem alguns momentos mais emotivos, achei a maioria das personagens bastante unidimensional e acabei por nunca simpatizar com o protagonista, nem em idoso e especialmente não em novo. Apesar de achar que as várias timelines estão bem entrelaçadas, sinto que foram um pouco desnecessárias...preferia que o autor tivesse optado por uma narrativa linear. Concluindo, foi uma boa leitura mas nada de especial. 

O romance conta a história de Georgy, um rapaz pobre que, aos 16 anos, torna-se herói por acidente ao salvar a vida de um membro da família imperial da Rússia. Às vésperas da Revolução Russa, Georgy é levado ao Palácio de Inverno, em São Petersburgo, para trabalhar como guarda-costas do filho mais novo do czar Nicolau. Contada de forma não-linear, a história alterna entre o breve tempo que ele passa no palácio e os 60 anos seguintes, que transformaram dramaticamente a vida do homem e do país. Os capítulos trazem altenadamente a voz do personagem na velhice e como adolescente até que as histórias se encontram no final.
Classificação: ★★★☆☆



 E vocês?  Já leram algum destes livros?

4 comentários

  1. Desconhecido os dois livros e leste mais que eu :b eu so terminei 2 livros que ja tinha iniciado antes e iniciei um terceiro. Pensava ler muito nesses 15 dias como estava sozinha, mas o cansaço ganhava-me sempre :/
    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo assim também conseguiste terminar 2 livros ;) Pois, eu também não consegui ler muito mais com as festividades. Mas pelo menos tentamos ;) Para a próxima corre melhor. Bjs

      Eliminar
  2. Um dia leio Matilda. :) Adoro o filme.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais gostar do livro :) É um pouco mais infantil mas também é fofo. E as ilustrações são engraçadas.

      Eliminar

Latest Instagrams

© Sede de Infinito. Design by FCD.