Grantchester

19:02

Estou de volta com mais um post para a rubrica #coziescorner. Desta vez, venho falar de uma série de TV.

Título: Grantchester | Ano: 2014 - 
Temporadas disponíveis: 2 | IMDB
★★★

Após a morte suspeita de um padre da paróquia, o Vigário Sidney Chamber (James Norton) começa a investigar as circunstâncias sozinho, e descobre que está à frente das buscas da polícia. Ele então se envolve nas investigações do Detetive Geordie Keating (Robson Greene), e lado a lado os dois começam a resolver os crimes que ocorrem na aparentemente calma vila de Grantchester.

Grantchester é uma série pequena, com duas temporadas disponíveis, cada uma com 6 episódios. Eu ainda só vi a primeira temporada mas gostei e, por isso, achei que seria uma boa recomendação para o #coziescorner.
A história gira em torno de Sidney que é o vigário de Grantchester, um terra pequena perto de Cambridge. Vamos acompanhando-o nas suas relações com os seus paroquianos e na resolução de crimes com o Detective Geordie Keating.


A personagem principal, que para além de ser bom eye candy, é um padre diferente dos que estamos habituados. Ele é um homem assombrado pelo seu passado na II Guerra Mundial e que carrega consigo as cicatrizes emocionais desse tempo, bebendo bastante. É também uma pessoa bastante descontraída e apreciadora de jazz. Não o considero um padre propriamente devoto mas mais um homem com bastante senso comum e capacidade de empatia.


Para além da interessante personagem principal, temos um conjunto de personagens secundárias bastante fortes e divertidas. Adorei a relação entre Sidney e a sua governanta, que acaba por ser uma mistura de beata e figura maternal, e achei fantástica a química entre o Sidney e o detective Geordie. 



Gostei também muito da personagem do Leonard, um padre no início da sua vida religiosa que é uma figura doce, um pouco ingénua e insegura, e um amante de livros. Ainda não foi muito explorada a sua orientação sexual na primeira temporada mas acredito que será na segunda. A única personagem cuja personalidade e motivações ainda não percebi muito bem e que acabou por não me conquistar foi Amanda, o interesse romântico de Sidney. Sinceramente, preferia que ele seguisse em frente e a esquecesse na segunda temporada:p

  



Em termos de mistério, os crimes não são os mais desafiantes e acho que acabam por não ser o foco principal da história. O enredo vai focando-se mais no Sidney e nas suas relações pessoais e, pelo meio, ele vai acabando por ajudar na resolução de crimes que decorrem na sua aldeia. De qualquer modo, não são crimes totalmente óbvios e, como a nossa atenção acaba por ser desviada ao longo do episódio para outros eventos, podemos acabar por ser um pouco surpreendidos no final :)


Concluindo, este é um bom cozy mystery, divertido e que entretém. 




#1- Um gosto mórbido por ossos, Ellis Peters (aqui)


E vocês? Já viram esta série?
Quero ver se vejo a segunda temporada antes da terceira estrear em 2017.

Sugestões

0 comentários