Jardim dos segredos, Kate Morton

11:50

Título: Jardim dos Segredos (The forgotten garden) | Autor: Kate Morton
Editora: Livros Bolso 11x17 | Ano de publicação: 2008 | Páginas: 672 
★★★★½

O Jardim dos Segredos de Kate Morton foi o primeiro livro que li em Novembro e o primeiro livro da autora que eu li. Já há bastante tempo que este livro me tinha sido recomendado por vários leitores do mundo da blogosfera literária e durante muito tempo andei à procura deste livro na edição de bolso e nunca o encontrava. Quando finalmente o encontrei, não sei porquê, acabei por perder o interesse nele. Mais de 6 meses após a sua compra lá decidi o ler porque achei que combinava na perfeição com esta estação do ano. E valeu a pena :)

Uma criança perdida: em 1913 uma criança é encontrada só, num barco que se dirigia à Austrália. Uma mulher misteriosa prometera tomar conta dela, mas desapareceu sem deixar rasto.
Um terrível segredo: no seu 21.º aniversário, Nell Andrews descobre algo que mudará a sua vida para sempre. Décadas depois, embarca em busca da verdade, numa demanda que a conduz até à costa da Cornualha e à bela e misteriosa Mansão Blackhurst.
Uma herança misteriosa: aquando do falecimento de Nell, a neta, Cassandra, depara-se com uma herança surpreendente. A Casa da Falésia e o seu jardim abandonado são famosos nas redondezas pelos segredos que ocultam - segredos sobre a família Mountrachet e a sua governanta, Eliza Makepeace, uma escritora de obscuros contos de fadas. É aqui que Cassandra irá por fim desvelar a verdade sobre a família e resolver o mistério de uma pequena criança perdida.

Em primeiro lugar, o que há a destacar no livro é a sua estrutura narrativa. Estas três histórias mencionadas na sinopse são contadas em capítulos alternados e a autora consegue interligar todas estas perspectivas de uma forma muito eficaz e cativante. Apesar de andarmos sempre a saltar entre personagens, épocas diferentes e locais diferentes, acabei por nunca me sentir perdida o que foi algo extremamente positivo. 

Os capítulos são relativamente curtos, a escrita é acessível e tem um bom ritmo tornando a leitura extremamente fluida e quase viciante. A história está repleta de mistérios e segredos de família misturados com uma atmosfera sonhadora e de contos de fadas. Claro que este tipo de história não será do agrado de toda a gente mas é algo que me agrada muito em livros. 
É fácil identificar alguns paralelismos com o livro infantil O Jardim Secreto de Frances Hodgson Burnett e acredito que quem goste desse livro também vai gostar deste.

Acabei por não dar cinco estrelas porque existem alguns pontos negativos. Um deles é a previsibilidade de alguns componentes dos segredos. Uma vez que temos acesso à perspectiva de várias personagens é relativamente fácil adivinhar o grande segredo muito antes de este ser revelado e compreendido por outras. Há algumas partes do segredo que até são originais por isso acabei por nunca me sentir muito desiludida. O outro ponto menos positivo é a falta de empatia criada com as personagens...apesar de ter gostado de todas, não adorei nenhuma.

Concluindo, é um livro que recomendo para quem gosta de livros com histórias de famílias misturadas com romances de época e tem uma alma sonhadora.

  Linked:
1 | O Segredo da Casa de Riverton, Kate Morton (2006): a comprar/ler
2 | Amores secretos, Kate Morton (2012): a comprar/ler
3 | O Jardim secreto, Frances Hodgson Burnett (1911): na prateleira/reler

Sugestões

0 comentários